Projetos

Apresentação:

a) Do Instituto

     O instituto Água Grande é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, nascida com a finalidade da dinâmica dos movimentos sociais, pela atuação de proteção aos direitos sociais e fortalecimento da sociedade civil, com ênfase nos trabalhos de educação popular, cidadania, cultura e meio ambiente.

     Iniciou suas atividades em 2005, e dentre seus objetivos, podemos destacar: formar e capacitar crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento da cidadania sob o signo de uma cultura ecologicamente correta e sustentável, oferecendo projetos efetivos na formação dos futuros sujeitos/cidadãos, sem discriminação econômica, política, religiosa ou racial, visando solucionar problemas vigentes comuns a toda a sociedade.

     A meta do instituto é realizar programas e projetos com o objetivo de prestar serviços efetivos nas áreas: esportiva, ambiental e educacional.

b) Do Projeto

            Ao iniciarmos a descrição deste tópico nos parece pertinente apresentar questões tais como: O que é ser voluntário. Contribuições do voluntário.

      Em resposta a primeira pergunta ser voluntario é doar-se, dedicar um tempo usando o talento de cada um em prol aos menos afortunado exercendo assim sua cidadania. Uns pais só se desenvolvem quando todos comprometidos buscam junto solução para seus problemas e desafios. De acordo com o sitehttp://www.portaldovoluntariohsbc.com.br/site/pagina.php?idmenu=78

Voluntário é aquele que dedica seu tempo, trabalho e talento, espontaneamente e sem remuneração, a causas de interesse social e comunitário. O voluntariado é solidariedade e ajuda a quem precisa, mas também é defesa da natureza e do meio ambiente, cultura, esporte, lazer e diversão. É ação direta de socorro, mas também é reivindicar e lutar por uma causa.

Para responder a segunda questão recorremos ao site.

http://fundacaoriobranco.com.br/leis-voluntariado-2.php

 afirma:

“Melhorar a qualidade de vida da comunidade é um direito de todos.”  Desta forma nos perece pertinente considerar que  os cidadãos têm o direito de ser voluntários. Neste sentido   jovens, idosos profissionais de diversas áreas, donas de Casa, os aposentados e  têm muito a contribuir com seus valores, experiências e criatividade. Ainda nas palavras do site da Fundação Rio Branco “Assegurar a todos esse direito, significa construir uma sociedade mais tolerante com as diferenças, mais solidária e unida, capaz de compartilhar alegria e aliviar o sofrimento de outros”.

      Nessa esteira o presente projeto surgiu frente a necessidade da sociedade e também para suprir uma lacuna existente no Instituto para implantação e desenvolvimento de projetos sociais para a comunidade iguaçuense. 

2.Justificativa

A cidade de Foz do Iguaçu assim como muitas outras apresenta problemas sociais, econômicos, ambientais de grande porte. possui um grande número de pessoas carentes principalmente jovens que vivem a margem da sociedade, muitos já em idade de conseguir seu primeiro emprego.  Por falta de capacitação adequada ou orientação profissional não conseguem se inserir no mercado de  trabalho e saem em busca de meios ilícitos para sobreviver na cidade. muitos acabam nas drogas, na prostituição, a praticar pequenos furtos, o que geram grande transtornos para todos de um modo geral. Se inserido num programa de capacitação de jovens a qual o instituto já vem desenvolvendo desde 2008, esses jovens podem mudar sua historia como já tem acontecido com alguns que por aqui tiveram a oportunidade de receber instruções.     

3. Objetivos

Geral

      Montar um Cadastro contendo o maior número possível de Voluntários na Cidade de  Foz do Iguaçu.   

 Específicos 

Promover o Voluntariado Absorver cidadãos independentes. Divulgar a necessidade de se obter cada vez mais adeptos Promover palestras Promover encontros de confraternização Preparar o grupo para atuarem na comunidade sempre que houver necessidade.

         4. Público-alvo

Pessoas comprometidas com o trabalho social, independente do grau de escolaridade ou idade.   

5. Metodologia

Implantação de um programa pré-existente em outra comunidade e funcionando, ligações telefônicas, emails, redes sociais,

Lei do Voluntariado :

Art. 1º - Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Parágrafo único: O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

6.Resultados esperados

 Que  a implantação do Projeto resulte em um Banco de dados crescente, de fácil acesso e utilização.

  7.Cronograma

 

ATIVIDADES

Elaboração do Projeto

Apresentação do Projeto para aprovação

Implantação e funcionamento do programa

Divulgação na mídia, Internet, outros

Contato com os cidadãos cadastrados

Convite para palestras

Uma vez implantado o projeto, haverá contato com os novos voluntários cadastrados sempre que for julgado pertinente pelos membros diretores do Instituto IEDEFI.